quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Paula Fernandes-Lançamento


Paula Fernandes lança seu quinto disco Pássaro de fogo
Álbum tem participações da dupla César Menotti e Fabiano e do violeiro Almir Sater
"Temos boas cantoras no meio pop-sertanejo, mas, devido a preconceitos, poucas compositoras. Nós precisamos deste espaço. Até agora, só os homens falavam. Compondo, podemos responder a eles" - Paula Fernandes, cantora e compositora
“Sou totalmente pé vermelho”, brinca Paula Fernandes, valendo-se de expressão usada para definir quem gosta da roça e, especialmente, de terra que tem minério no solo. Nascida em Sete Lagoas, criada “na margem da Serra do Cipó”, é dona de voz impressionante, que é colocada, metódica e deliberadamente, a serviço da cultura sertaneja. Mais: a moça é uma das poucas compositoras brasileiras dedicadas ao gênero. O talento e beleza da garota estão em doses fartas no CD Pássaro de fogo. É pop-rural. Sertanejo com jeitão de MPB, com doses de rock/folk e atmosfera new age. São 14 canções com assinatura dela, sozinha ou com parceiros como Victor Chaves (da dupla Victor e Léo) e Marcus Vianna. Almir Sater e a dupla César Menotti e Fabiano participam como convidados especiais. É o primeiro disco por grande gravadora, a Universal Music, de artista com carreira de respeito no circuito independente.

Só não dá para afirmar que com Pássaro de fogo nasce uma estrela, porque Paula Fernandes, apesar de ter apenas 25 anos, é veterana. Pássaro de fogo é o quinto trabalho e o quarto CD, já que Paula começou a cantar com 8 anos e, aos 10, já atuava profissionalmente, lançando à época disco de vinil. Aos 12, se mudou com a família para São Paulo, atrás do sonho de se tornar cantora sertaneja. Viajou pelo Brasil com grupo de rodeios durante cinco anos, cantando inclusive a Ave Maria que abre as competições. Inspirada no sucesso da novela Ana Raio e Zé Trovão, lançou o CD Voarei. Muitos obstáculos no caminho fizeram com que, aos 18 anos, desistisse da carreira artística e voltasse para Minas Gerais. Faz curso de geografia e, paralelamente, tocava e cantava em barzinhos.

Uma apresentação na TV, no programa Brasil das Gerais, no qual cantou Meu eu em você, gravada por Victor e Léo (e também por Bruno e Marrone) chamou a atenção de Marcus Vianna, que a apresentou ao diretor de televisão Jayme Monjardim. O resultado foi Ave Maria natureza, versão de composição de Schubert, que fez parte da trilha da novela América. Veio o terceiro CD, Canções do vento Sul, com participação do grupo Sagrado Coração da Terra e de Sérgio Reis. “É a mais bela voz que ouvi nos últimos 10 anos”, afirmou o cantor na época. Em 2006, surgiu Dust in the wind, com repertório internacional de impressionantes versões de Angel, de Sarah MacLachlan; The boxer, de Paul Simon; e Dust in the wind, do Kansas. A última acabou na trilha da novela Páginas da vida.

Paula Fernandes, com prudência, ao falar de Pássaro de fogo, avisa que é sertaneja de coração. “É a minha verdade. Nem tento inventar nada além disso, pois não conseguiria manter”, afirma. Ela conta que é apaixonada por natureza, bichos, a vida e o cotidiano dos peões. Depois frisa a atuação como compositora, explicando que as canções surgem espontaneamente, ao longo do tempo. “São melodias que aparecem na cabeça. Imediatamente escrevo e gravo para não esquecer”, conta. Não esconde que tem orgulho de estar lançando disco autoral, “o que é raro entre cantoras do gênero”. Espera, com o CD, contribuir para que surjam novas compositoras.

A força da arte de Paula Fernandes (e também de sua beleza) foi celebrada em poema do jornalista Maurício Santini, que, musicado, virou letra de Jeito do mato, agora na trilha de Paraíso. Avisando que é virginiana (entenda-se: metódica, organizada, batalhadora e com objetivos claros), conta que participou de tudo no disco Pássaro de fogo: “Cantei, toquei, compus, fiz arranjos, falei o que queria e o que não queria”. Gostou tanto que não esconde o projeto de atuar como produtora. A discografia é definida de forma original: “Nós somos repletos de cores. Cada disco tem uma cor, representa um momento do meu universo como cantora e compositora”, explica. Duas músicas inéditas (Apenas flor e Nem pensar) foram destinadas à venda digital. O endereço do site da artista é: www.paulafernandes.com.br. Leia a seguir trechos da entrevista de Paula Fernandes.

Disco
“O que faço é versão feminina da canção sertaneja, que ganha um toque especial pelo modo diferente de a mulher se colocar no mundo. Sei que as mulheres vão se identificar com o mundo brejeiro, romântico, falando do que esperamos dos homens”

Autorretrato
“Gosto de música rural, nasci e cresci nesse ambiente, ouvi Tião Carreiro e Pardinho quando era criança e adoro moda de viola. Não sou um produto fabricado. Amo a natureza, os bichos, a vida, o brejeiro. Não escolhi, fui escolhida pela música. É profissão como qualquer outra, a diferença vem de ser atividade envolvida em magia”

Cantor e cantora
“Almir Sater. Me emociona, é um ídolo, foi um prazer gravar com ele. Ele é muito original no que faz. Ouvi muito Roberta Miranda, que tem um grave maravilhoso. Hoje ouço Ana Carolina. Acho bonito vozes contralto. Mas o importante é um timbre bonito”

Compositor
“Tião Carreiro e Pardinho. Têm canções bonitas e tocam muito. Também admiro meu parceiro Victor Chaves. A caixa de onde vêm as canções, no nosso caso, é a mesma. E, fazendo trilhas, Marcus Vianna. É impressionante a sensibilidade dele”

Uma ambição
“Realizar meus sonhos como ser humano, usar de forma positiva o dom que Deus me deu. O objetivo da vida é ser feliz, independentemente de onde se mora ou do que se tem. Ser, simplesmente, sem vergonha de ser o que se é, é mais importante do que ter”

Sertanejo
“É a minha essência. Quando verdadeiro, tem letras incríveis, que falam do dia a dia do peão, da realidade das pessoas, das fantasias e, de forma impecável, da natureza”

Assista ao clipe da música Pássaro de fogo

13 comentários:

  1. Sua voz me transmite paz e um incrível bem estar. Para mim é um exemplo de artista, perfeição na voz, bom gosto nas letras, simpatia e acredito que a maior das qualidades tem os pés fixos no chão.
    Continue assim Paula, seu futuro e melhor dizendo seu presente será promissor.
    Espero um dia conhece-la pessoalmente, desejo muito assistir uma apresentação ao vivo. Em breve eu espero.
    PARABÉNS!!!!!!!! sou sua admiradora por tudo que citei acima. Continue assim.
    Muita luz e amor de DEUS em seu caminho.

    Cris.

    ResponderExcluir
  2. Olá querida Paula!
    venho atravéz desde dizer que vc não só tem uma vóz encantadora como maravilhosa, sem falar que vc expressa uma humildade que te destaca de todos os artistas, desejo todo o sucesso em sua vida e que vc se lembre do teu criador que tudo te dá, Deus abênçoe a sua vida mais e mais é o que eu desejo um grande abração. há sim, vc é muito lindaaaaa!......

    ResponderExcluir
  3. sua voz é linda !
    sua voz calma , tranquila é de uma paz incrível mesmo! muita saúde de sucesso , que Deus te ilumine , canta deaaaaamis. beijos ♥

    ResponderExcluir
  4. Com todas estas qualidades inerentes ao teu ser e ja postadas pelos seguidores anteriormente, só resta postar aqui um relato: O de que neste momento vivo um grandioso amor na minha vida ao som da sua voz terna, meiga e vibrante , alem de apaziguadora e recheada de puro romantismo e deliciosamente intensa! até escolhemos juntinhos o tema "meu eu em vc" para saudar o momento lindo e delicado que estams vivendo! parabens, linda e brilhante estrela, prêmios na sua carreira virão ao milhares ,poré,. continues assim, humilde ,bela, receptiva,carinhosa e deliciosamente romântica! hoje és o toque de pureza e romantismo que precisavamos ouvir com sua lindas composições e excelente interpretação! Deus te abençoe sepre nestes caminhos árduos e difíceis de estrelado no meio artístico! és uma fada tocando violão e cantando! abraços fraternos e saude sempre estrela guia! de São Luis do Maranhao. JamesCarvalho@oi.com.br

    ResponderExcluir
  5. AMO A MUSICA PASSARO DE FOGO,MUITO LONDA PARABENS PELA LINDA VOZ,FRANCELINA100@HOTMAIL.COM AÇAOLANDIA MARANHAO BRASIL SUCESSOS.BJS

    ResponderExcluir
  6. paula suas musicas nos traz muito paz para quem esta ouvindo continue sempre assim que vc vai longe que Deus te abençoe sempre nesta sua jornada e que nunca te deixe so. uma grande abraço de sua fãm maria eduarda parreiras de sá

    ResponderExcluir
  7. Linda sua voz, tens um dom maravilhoso dado por Deus, desejo e espero um dia ouvir-te louvando ao Senhor da natureza e do amor que vc tanto canta em seus versos.

    Abraço

    Daniella Karina

    www.palcomp3.com/daniellakarina

    ResponderExcluir
  8. essa musica é lindaaaaaaaaaaaaaaaa.

    ResponderExcluir
  9. QUE DEUS ILUMINE TEU CAMINHO. VOÇÊ É MARAVILHOSA, TUAS MUSICAS SÃO LINDAS UM GRANDE ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  10. EU SOU SUA GRANDE FÃ!!! GOSTO E CURTO MUITO SUAS MUSICAS TE ADOLO DE+++!!
    MAIS EI QUEM É OS GATOS QUE ESTÃO NA MUSICA DE (PASSARO DE FOGO) AQUI ESTA O MEU FACEBOOK:fabiane.play@hotmail.com ou o orkut:fabiane.fagundes9@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Olá Paula Fernandes, meu nome é Thais tenho 16 anos, gosto de cantar e tocar vários estilos musicais, porém me identifico com o sertanejo raiz, pois nasci nesse ambiente, pena que muitos jovens não apreciem esse gênero musical que nos traz mensagens e histórias muito bonitas. Adorei saber que você valoriza este estilo, ao ler esse seu blog passei a me identificar com você e fico feliz por isso. Certas musicas que eu desconhecia e nem gostava e agora interpretada por você com essa sua bela voz grave, passei a gostar. Você é maravilhosa te desejo tudo de bom, continue sempre assim cantando, encantando e expandindo ainda mais suas músicas e outras, por favor, nunca deixe de cantar musicas raízes, pois em sua voz elas ficam mais lindas ainda.
    Parabéns e espero algum dia ir a seus shows, pois me tornei sua fã.
    Deus te ilumine, bjs.

    ResponderExcluir
  12. Ah e acrescentando ao que eu disse antes, você toca violão muito bem e canta inglês de mais eu tento mas ñ vai rsrssr um dia eu consigo bjs, Thais (16).

    ResponderExcluir
  13. OLa eu sou Vitor, não sei se esse Blog é realmente da Paula Fernandes mais queria deixar bem claro o que eu sinto quando eu escuto a voz dela eu simplismente me apaixono cada segundo que eu escuto suas musicas me apaixono pelo mundo por tudo a voz dela toca meu coração como a lua cheia toca o mar e como minhas mãos tocam o violão eu tambem sou musico não sou cantor mas eu espero que um dia eu consiga tocar o coração das pessoas como ela tocou o meu.

    ResponderExcluir

Obrigado por Comentar

Ouça


MusicPlaylistView Profile